fbpx

Em entrevista recente, Simon Sinek, um dos mais influentes palestrantes da atualidade, afirmou: “Se você quer ser bem sucedido, tem que estar disposto a dizer que eu não sei, eu não entendo ou eu preciso de ajuda. E também tem que estar disposto a aceitar a ajuda, quando esta for oferecida.” Você já parou para pensar quantas vezes já declarou não saber algo ou pediu ajuda? Por que é tão difícil para algumas pessoas agir de forma tão simples?

Muitas podem ser as razões, mas podemos nos deter em pelo menos duas: uma externa e a outra interna. A externa pode ser a falta de “segurança psicológica”, termo popularizado pela Profa. de Harvard, Amy Edmondson. Segundo ela, a segurança psicológica é a certeza de que não haverá punição ou humilhação para aqueles que comunicarem as suas ideias, preocupações ou erros. A interna diz respeito a nossa autoimagem, pois, no esforço de preservá-la, acabamos impedindo o nosso aprendizado.

Assim, se buscamos ser bem sucedidos, precisamos identificar o que nos impede de adotar esta postura de aprendizes, ao declarar a nossa necessidade de ajuda. Para aqueles que ocupam o papel de liderança, cabe ainda identificar se o ambiente está proporcionando a segurança necessária para que haja uma comunicação verdadeira entre as pessoas e os membros de sua equipe possam crescer, uns com os outros.

Texto: Andréa Mussnich

Andréa Mussnich é Engenheira Agrônoma pela UFPel, Pós Graduada em Engenharia de Produção pela UFRGS, Mestre em Administração de Empresas pela PUC/RJ, possui formação em Dinâmicas dos Grupos (SBDG, RS), formação em Coaching Ontológico (Lead Group ARG).