Desenvolvimento e Capacitação de Lideranças

DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇAS

  • A CMC Capacitação desenvolve dois formatos ou programas de desenvolvimento de liderança, em atendimento específico à necessidade e estágio da organização.
  • Tem como objetivo capacitar profissionais para efetiva prática da liderança, desenvolvendo um conjunto de aptidões e atitudes que permitam influenciar os membros de seu grupo.

 

I. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Atividades desenvolvidas no formato de Dinâmicas de Grupo, no qual os conceitos abordados são trabalhados por meio de atividades vivenciais (jogos cooperativos). A metodologia com base vivencial oportuniza aos integrantes do grupo uma participação ativo no processo de aprendizagem, minimiza as barreiras da resistência pela abordagem lúdica, e acelera a forma de trabalho baseada na busca de resultados compartilhados.

Primeiro Plano: ”Liderança Individual”: O líder tem como missão primordial melhorar sua própria vida. Não pode transmitir ao outro o que não possui! Caracteriza-se: Personalidade do líder.

Segundo Plano: “Liderança Grupal”: A capacidade do líder influir sobre os grupos a que pertence, a partir de seu desempenho e valores. As pessoas buscam como referência pessoas que são capazes de solucionar seus problemas, e com os quais se identificam. Caracteriza-se: Conhecimento e Valores.

Terceiro Plano: “Liderança Situacional”: O líder desempenha seu papel de condução em qualquer que seja a tarefa, e frente a diferentes personalidades de colaboradores. Apresenta habilidades de comunicação, negociação e tomada de decisão, aplicado a diferentes situações. Caracteriza-se: Habilidade de condução.

Quarto Plano: “Liderança Organizacional”: Implica na transcendência do indivíduo de suas competências funcionais e da sua área de trabalho. O líder organizacional vai além do domínio do grupo, se estende a toda organização. Encarna a visão e missão da empresa gerando adesão, o compromisso e o efetivo alinhamento dos recursos. Caracteriza-se: Carisma.

 

II. Treinamento e Desenvolvimento de Liderança


A metodologia proposta implica na transmissão de conceitos e atividades experienciais, onde determinadas situações do exercício da liderança possam ser vivenciadas e apreendidas, servindo de combustível para o processo de mudança de um líder processual para um líder gestor de pessoas.

Os participantes deste programa estarão habilitados a lidar com situações práticas que envolvem:
A estratégia de comunicação e feedback : Elementos do Processo de Comunicação; Barreiras à Comunicação; Componentes do Processo de Comunicação; Assertividade; Elementos e Técnicas da Comunicação Assertiva.

Aliança entre duas marcas referências em suas atividades, para atuar em cursos de formação de especialistas, com ênfase em administração e desenvolvimento de Recursos Humanos.

Público-Alvo:

Profissionais de nível superior, completo ou em curso, com necessidade de especializar-se na área de atuação;
Profissionais em posições de liderança com o propósito de desenvolver ou aperfeiçoar habilidades na gestão de pessoas.