fbpx

Você sabe qual a diferença de Recursos Humanos para o Departamento Pessoal?

DEPARTAMENTO PESSOAL

É um setor da empresa, encarregado de tarefas e atividades específicas, ou seja, desde a contratação do funcionário, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º Salário, organização dos horários de trabalho e Rescisão Contratual dos funcionários.
Gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas ou ainda administração de Recursos Humanos.

RECURSOS HUMANOS

Conhecida pela sigla RH, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem como tarefas o recrutamento e seleção de pessoal, avaliação de desempenho dos funcionários, treinamento e desenvolvimento de pessoas entre outras funções, com o objetivo básico de alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
Recursos Humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores das Empresas.

A EMPRESA, O RECURSOS HUMANOS E O DEPARTAMENTO PESSOAL

Nas empresas de menor porte, normalmente, inexiste o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo “Contador” da empresa. A contabilidade da empresa ou uma contabilidade terceirizada podem exercer essas funções.

Nas médias e grandes empresas é muito comum encontrarmos propriamente dito o setor de Departamento Pessoal.  Nas empresas de médio porte geralmente o departamento pessoal e o Recursos Humanos se confundem em um único setor e os profissionais fazem tanto as tarefas relacionadas ao Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas quanto ao próprio Departamento Pessoal.

Em empresas de grande porte há uma separação dos departamentos ficando a cargo do Departamento Pessoal tratar de assuntos somente relacionados a sua área e o Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas também tratar somente de assuntos que lhe diz respeito.
Dentro do próprio setor de Departamento Pessoal pode haver subdivisões de tarefas entre os funcionários. Cada um deles será responsável por desenvolver determinadas tarefas que conjuntamente chegam a um produto final.

O mesmo pode ocorrer também na área de Recursos Humanos onde vários funcionários do setor executam tarefas em determinada especialização.
O importante é que haja estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa para criar e obter os melhores resultados tanto internos quanto externos relacionados a gestão das empresas.

É importante salientar que qualquer empresa independentemente de seu porte, pode delegar suas rotinas de departamento pessoal e recrutamento e seleção para instituições especializadas nos respectivos assuntos. Esta iniciativa fará com que esta empresa que delega suas rotinas mais burocráticas, tenha mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento de seus colaboradores, assim aumentando a eficiência de suas operações.

Converse com um de nossos consultores e entenda como as empresas do Grupo Cassio Mattos podem te ajudar com o que foi comentado acima.

Fale com um consultor