fbpx

Desde o primeiro contato do candidato com o especialista em recrutamento, são muitos os aspectos avaliados por todos os envolvidos neste processo. É o começo de uma jornada que pode levar o candidato a ocupar uma posição em uma empresa e, nesse sentido, cada interação é muito importante. Gostaríamos de destacar um aspecto de fundamental importância para o sucesso da empreitada: a transparência.

A transparência deve ser uma conduta de comportamento compartilhada por todos: pela empresa que está em busca de um profissional, pelo candidato que está buscando uma recolocação e para o especialista em recrutamento, que deve conduzir da melhor forma todo esse processo.

Quanto mais clareza houver na troca de informações e no compartilhamento franco das necessidades e aspirações, melhor será a interação entre todos os envolvidos. E, certamente, melhor serão os resultados.

O Diferencial

Quando um candidato demonstra sinceridade em um processo seletivo, ele pode se destacar dos seus concorrentes, já que essa conduta também revela sobre a maneira como ele conduz suas atividades no ambiente de trabalho. Ao falar abertamente sobre temas como motivo de seu desligamento na posição anterior, seu perfil, afinidades e aspirações com a vaga, o candidato fornece informações essenciais para uma tomada de decisão mais efetiva, além de dizer muito sobre sua postura profissional. O mesmo vale para as empresas, que precisam ser claras ao especificar o que buscam desse profissional, mesmo nos casos em que, por questões de confidencialidade, não é possível revelar detalhes da vaga ao candidato. Essa é apenas uma das situações delicadas e que revelam a importância da boa condução do processo pelo especialista em recrutamento, que também deve, obviamente, pautar-se pela transparência em suas ações. Como contraponto, sabemos o quanto uma relação pode ser abalada quando a confiança é quebrada e como fatos como esse podem, mais do que inviabilizar uma contratação, abalar a credibilidade de pessoas e empresas.

FONTE: talenses.com