fbpx

A vida numa era digital, onde as informações são geradas numa velocidade alucinante, onde as mudanças são constantes e onde a tomada de decisão precisa ser cada vez mais rápida e livre de erros, gerou mudanças nas pessoas e introduziu a cultura.com. Essa nova era exige uma postura diferente dos líderes atuais.

A liderança está passando por uma fase peculiar. Não basta ser patrão ou gerente, é necessário observar e desenvolver uma série de características que irão determinar o sucesso do líder do futuro. Ser um parceiro empresarial e ser estratégico não é opção, mas uma obrigação para aqueles que desejam ser vitoriosos na empreita da liderança.

As principais características que o líder do futuro deve possuir são:

  • Boa comunicação – O líder do futuro precisa exercitar sua comunicação com os liderados ouvindo com atenção e se fazendo entendível. É necessário garantir que não haja ruídos nas duas vias da comunicação;
  • Relacionamento interpessoal – Somente conhecendo bem os liderados e permitindo ser conhecido por eles que a influência do líder será eficaz;
  • Empatia – Colocar-se no lugar dos outros faz com que o líder ganhe a confiança e disposição para servir dos liderados;
  • Persuasão – Mudar conceitos, hábitos e comportamentos nos liderados requer do líder habilidade no convencimento, baseado na verdade e objetivos da organização;
  • Imparcialidade – O líder deve tratar a todos igualmente, sem distinção ou preconceito;
  • Administração de conflitos – Diferentes visões e opiniões sempre vão existir, mas é tarefa do líder administrar os conflitos e garantir o bom clima organizacional;
  • Diplomacia – Significa negociar, mas com empatia;
  • Dinamismo – O líder deve ser forte, dinâmico, pró-ativo, entusiasmado e audacioso;
  • Dar feedback – Os colaboradores se sentem reconhecidos e motivados quando recebem retorno de suas ações;
  • Ser educador – Ensinar e mostrar o caminho a ser trilhado pelos liderados deve ser uma tarefa constante do líder;
  • Ser agregador – O líder deve ser grande utilizador da palavra “nós” ao invés do “eu”.

O líder do futuro deve criar valor e significado na vida das pessoas de uma empresa, alinhando as ações de cada indivíduo à missão, visão, valores e cultura da organização.
O primeiro passo para se tornar um líder do futuro deve ser olhar-se interiormente, eliminar todas as máscaras e começar a se importar, verdadeiramente, com as pessoas que o cercam.
A verdadeira liderança só será conseguida por meio de confiança, respeito e amor pelos liderados. Pense nisso! 😉

Referência: gestãoporcompetencias.com.br