fbpx

A gestão de pessoas pode ser definida como um conjunto de habilidades, técnicas e métodos que têm como objetivo administrar e potencializar a eficiência do capital humano dentro das empresas. Uma boa gestão de pessoas, atualmente, é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Ao longo dos anos a relação entre líder e liderados evoluiu muito e passou por diversas modificações. A concepção de um líder puramente autoritário, que não oferece espaço para sugestões da equipe, vem sumindo gradativamente. Essa realidade pode ser explicada pelo desenvolvimento e esclarecimento das funções de líder e seus colaboradores.

Muito se ouve falar das práticas de gestão de pessoas. A verdade é que o capital humano de uma organização é muito importante. Entretanto, ainda mais importante é saber conduzir as pessoas de forma que elas apresentem um desempenho excelente.

As técnicas de gestão de pessoas foram, então, desenvolvidas por especialistas a fim de evitar a perda de talentos e de produtividade. A ideia central é administrar bem o capital humano, facilitando o alcance de objetivos.

É possível evitar muitos problemas durante a contratação do profissional. Ainda no processo seletivo é viável identificar características que agregam ou não valor à empresa.

Também é importantíssimo identificar o perfil correto para cada vaga. Por exemplo, considere uma vaga que exige relacionamento com os clientes, trabalho em equipe e extroversão. Um colaborador tímido que prefere trabalhar sozinho pode ter as melhores qualificações técnicas do mercado, mas não vai se adaptar às exigências da vaga. Existe um bom lugar para cada tipo de trabalhador, e é importante identificá-los na empresa antes de contratar.

Investir em treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores é bom para todos. A empresa poderá contar com mão de obra cada vez mais qualificada e especialista. O trabalhador, por sua vez, tem a oportunidade de desenvolvimento pessoal e sentir-se valorizado pela organização.