Como escolher os melhores profissionais?

 

 

 Como nossa rotina avaliamos de forma sistemática profissionais, desde 1998, afinal somos consultoria em recrutamento e seleção de executivos / lideranças e de especialistas.

Constatamos a principal razão para que alguns profissionais (candidatos) sejam os melhores no processo de seleção e por isto os escolhidos pelos nossos clientes, eles possuem atributos de diferenciação os quais são muito melhor percebidos pelos seus avaliadores.

Ao longo destes anos tenho acompanhado junto aos meus clientes o momento da decisão, observando cuidadosamente as causas principais que influenciam nas suas decisões e tenho a seguinte constatação:

•   Precisão (rigor) na “entrega” dos trabalhos executados.

Normalmente são profissionais com efetivos resultados onde fazer suas atividades com exatidão, bem apresentado no conteúdo e forma, exigentes com os detalhes do entorno e não apenas realizar a tarefa ou projeto dentro do esperado, mas sim e de forma constante para manter a imagem conquistada sobre suas realizações;

•   Profundidade nas suas colocações ou opiniões.

Demonstra pelo domínio técnico por ter solida base, tanto de conceitos como da pratica, daquilo que está sendo feito o que lhe confere qualidade pessoal na hora de defender suas posições e reduzir objeções, pois é consistente e tem credibilidade pessoal;

•   Seriedade as suas entregas respeitam prazos. Respeita as condições estabelecidas, regras de conduta, atende as expectativas dos clientes internos e ou externos em resumo possui é seguro e demonstra confiabilidade.

Por outro lado, os candidatos, normalmente deixam de fazer algo importante para o momento, aquilo que realmente mostrar se ele é inteligente ou se tem apenas uma boa memória, fazer perguntas de qualidade. Este é um dos grandes trunfos dos candidatos, para responder de forma assertiva e assim colocar suas experiências, conhecimentos e especialmente resultados obtidos.

Capacitar os entrevistadores e melhore o desempenho destes nos processos seletivos, e desenvolva alianças com fornecedores qualificados, pois recrutar e selecionar os melhores profissionais é essencial para ter ganhos importantes de tempo e recursos para a organização. Ter rigor na escolha é fundamental para começar bem.

Lembrem os líderes são sempre os responsáveis diretos pelos resultados gerados pelas das empresas, por dois fatores fundamentais:

•   Ou eles contrataram errado;

•   Ou estão mantendo profissionais com desempenho indesejado;

Ser competente na contratação é essencialmente estratégico, pena observar, por vezes a superficialidade nestes momentos, vamos melhorar os processos e contratar com excelência, busque permanentemente fazer assim.

Por Cassio Mattos

 

Mas se você quer praticidade e otimização do seu tempo, temos especialistas em contratação.

Deixe seus processos de RH em nossas mãos e ganhe mais tempo e economize.

Quer saber mais?

 

Solicite o Contato de Um Consultor