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Vivemos em um mundo onde a todo o momento temos de absorver um grande número de informação a nossa volta. Informes publicitários, notícias, acontecimentos, novidades, informações de todos os tipos, vindas de todos os lados, a uma velocidade antes inimaginável. Toda essa maré em que estamos submersos faz com que agucemos nosso senso de necessidade e busquemos número e qualidade de respostas compatíveis com o que fomos sempre doutrinados.

O lado negativo disto é que nós, seres humanos, desaprendemos a esperar. Exemplos disso são visíveis em todas as situações de impaciência do mundo moderno, no cliente que reclama da demora na produção de um pedido no restaurante, um passageiro que avalia mal o motorista de aplicativo que atrasou alguns minutos, um pedestre que atravessa um cruzamento movimentado sem que o sinal esteja aberto para ele ou um candidato que cobra insistentemente a resposta de um processo seletivo do qual participou.

Perceba que em todos os casos citados acima, os personagens estão a depender de processos. Processos esses que não existem em vão, mas para garantir a qualidade de todas as situações.

Falando especificamente do último caso citado, o candidato muitas vezes não sabe que existe um grande processo por parte do responsável pelo recrutamento a fim de garantir tanto ao candidato a melhor colocação, quanto às empresas a mão de obra mais qualificada.

Vamos falar brevemente sobre como funciona o processo de recrutamento utilizado pelas empresas do Grupo Cassio Mattos, que segue quatro etapas:

Briefing: Esse é o momento da formalização contratual com o cliente, onde a empresa que quer contratar, faz o alinhamento do tipo de profissional que ela necessita;

Recrutamento: Neste momento acontece o alinhamento interno do perfil passado pelo cliente, na intenção de definir a melhor estratégia para busca daquele profissional, seja em sites de emprego, banco interno de currículos, etc. Neste momento também acontece o primeiro contato com os candidatos pré-selecionados, avaliando seu interesse na oportunidade;

Seleção: Neste momento acontece a entrevista presencial com o candidato, além da aplicação dos testes que foram definidos no momento do briefing. Após a entrevista é elaborado um parecer técnico e comportamental para apresentação ao cliente;

Apresentação e Negociação: Nesta etapa o cliente pode solicitar para que a empresa de recrutamento apresente mais alguns candidatos com o determinado perfil. Isto não quer necessariamente dizer que os primeiros estão DESCLASSIFICADOS, mas que o cliente quer conhecer outras pessoas para ter mais opções de escolha. Neste momento pode acontecer uma demora a dar um parecer àqueles candidatos que não foram classificados.

Nesta última etapa ainda é feita a escolha do candidato por parte do cliente e a finalização do processo.

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