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A falta de agenda do líder para a equipe

 

Segundo afirmação de Vicente Falconi, a existência de lideranças nas organizações é essencial para dois fins bem específicos: desenvolver subordinados e resolver problemas, pois caso contrario não seria necessário liderança. 

Para isto é necessário ter agenda, portanto priorizar as pessoas em relação às demandas de trabalho é algo de valor incalculável e muito pouco praticado.

Observamos em nossa convivência nos trabalhos de consultoria com os mais diversos líderes e todos os níveis de maturidade o fato de que a atenção para seus subordinados vem normalmente depois do interesse por estratégias e processos, pois o QUE,  QUANTO Vem antes do COMO e POR QUEM é feito o resultado.

Ausência de feedback

Ausência de feedback é uma realidade observável, assim como o tratamento adequado dos problemas de desempenho, e se houver ausência de feedback, será via de regra de forma pontual, reativa e muito provavelmente não abordará comportamento, e sim processo.

Ainda podemos citar situações voltadas para correção de maus hábitos no trabalho, mas estas unicamente em casos de indisciplina e assim vai!

Desligamentos

Como se trata de uma constante, a falta de agenda se estende até mesmo para os processos de desligamento, pois é muito comum pessoas serem desligadas muito tempo após o momento indicado, o que acaba acarretando por vezes em ônus para a empresa, pois a demora pode gerar desgaste que se reflete numa futura reclamatória trabalhista ou até mesmo na desmotivação de outros colegas e conseqüente redução da produtividade da equipe, entre outros custos visíveis e invisíveis.

Prioridade Máxima

Cada dia fica mais evidente a necessidade de uma ação objetiva e assertiva incorporada aos hábitos das lideranças, pois devemos tratar esta competência (agenda do líder) com prioridade máxima, apoiando com metodologia apropriada, pois sem o SABER a consistência dos atos vai ficar prejudicada. Depois é necessário apurar a técnica e aperfeiçoar na execução melhorando a habilidade a fim de garantir o SABER FAZER. Após e finalizando é necessário o FAZER.

O sucesso começa pelo principal executivo da organização e, se este não colocar na sua agenda a atenção para com as pessoas, todos os demais na empresa farão, se lhes convier. O exemplo do líder maior é antes de tudo uma inspiração para os demais, pois demonstra o interesse real pelas pessoas, mostrando ser o assunto uma prioridade e não apenas retórica.

Então, mãos a obra, pois o desempenho dos negócios é conseqüência  do desempenho de pessoas.

 

Por Cassio Mattos

 

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